MemInfo – Quanta RAM você usa?

O aplicativo MemInfo fica o tempo todo visível na sua barra de tarefas, dando impressão de que sua interface do Windows é uma estação de alta tecnologia. Este programa mostra, detalhadamente e ao vivo, o consumo de memória de seus programas.

Este local no canto da tela é onde o MemInfo vai morar. No momento que tirei este print estava marcando 3.05 GB de minha RAM utilizada.

Baixe este singelo programa em https://meminfo.br.uptodown.com/windows

O que a memória RAM faz?

Muitas pessoas, quando compram um computador, observam nas especificações que tem 4GB ou 8GB de RAM, enquanto que o armazenamento do HD é 1000GB. A função do HD é guardar todos seus arquivos pessoais de fotos, vídeos, textos, etc. e também os programas instalados, como o próprio sistema operacional. Já a memória RAM é volátil, não guarda nenhuma informação permanente, apenas é usada como espaço para salvar informações dos programas enquanto o computador está ligado. Então se a RAM estiver lotada, seus programas estão disputando um lugarzinho para serem lembrados, isso deixa o sistema lento e travado.

Ao clicar com botão direito no ícone do MemInfo, você verá detalhadamente quanta RAM que cada aplicação está usando do seu total disponível.

Que programas gastam muita RAM? Os Browsers.

Atualmente os programas campeões de consumo de RAM são os browsers de internet. Os serviços atuais de emails, redes sociais, compartilhamento de arquivos, etc. na maioria das vezes são super programas grandes e elaborados, que são entregues para você por grandes Data Centers. Seu processador e sua RAM cansam se houver muitas abas do browser abertas. Você estará usando a maior parte do poder computacional de sua máquina apenas para manter seus serviços online abertos e conectados. Por isso tenha o costume de fechar a maioria delas, e deixe o endereço salvo em seus favoritos.

Conclusão

Poder ver no seu dia-a-dia um indicador instantâneo do uso de RAM é um monitoramento interessante de fazer. Olhando, poderá aprender as diferentes exigências dos programas que você gosta de usar. Assim você evitará sobrecarregar seu sistema e quem sabe até se tornará um motivo para você optar por um programa mais leve ao invés de outro mais pesado.

 

Publicado por

Dr. Ruindows

Dr. Ruindows é jornalista da área de informática e está fazendo graduação em Ciência da Computação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.