Saltar para o conteúdo

UltraDefrag – O desfragmentador melhorado.

O Windows vem equipado com seu desfragmentador de disco nativo, mas o UltraDefrag é um software livre que faz estas mesmas tarefas de maneira mais rápida e com uma interface gráfica mais interessante.

Desfragmentar o disco melhora o tempo de inicialização do sistema operacional.

Download do Ultradefrag no site https://ultradefrag.sourceforge.net/

É necessário desfragmentar o HD? Sim!

A desfragmentação é necessária pois quando deletamos arquivos, movemos ou desinstalamos programas, as próximas novas informações escritas serão guardadas em setores descontinuados entre si. Seu Hard Disk contém um disco magnético e um sensor em forma de agulha, que se movem mecanicamente enquanto o disco gira. Por isso, o tempo de leitura será mais lento se o seu disco estiver bagunçado.

Os setores em vermelho serão movidos para uma região que está em branco enquanto os setores azuis serão reagrupados e colocados em ordem. Ao final terá a maioria dos buracos tapados e tudo será pintado de azul, deixando o máximo de espaço vazio livre para novas escritas.

Quando você tem muitos setores fragmentados, o computador fica mais devagar. Os sintomas dessa lerdeza podem ser notados durante o carregamento e inicialização do sistema operacional, dos programas, dos documentos e das buscas. Algumas tarefas que podem gerar intensa movimentação de arquivos são: quando pessoas estão organizando suas pastas de mídia, downloads e backups, movem várias pastas pesadas, algumas com muitos gigabytes de arquivos. Quando alguém instala diversos jogos e aplicativos para testar, e depois desinstala vários deles. Se recentemente você fez tarefas como estas na sua rotina, pode ser uma boa idéia desfragmentar...

Quanto tempo demora a desframentação?

Os computadores antigamente tinham HDs pequenos e precisavam frequentemente que tivesse uma intervenção do usuário executar o ScanDisk (Windows 95 e 98). A partir da versão Windows 7 em diante, a Microsoft colocou uma desfragmentação automática que acontece por detrás dos panos, evitando muitos problemas para os usuários em geral. Mesmo assim, de vez em quando compensa usar o UltraDefrag. Mas prepare-se pois este procedimento pode demorar horas, sem que você possa utilizar ou desligar seu PC. Pode deixar desfragmentando antes de dormir, a noite vai passar e vai ficar pronto quando você acordar.

Cuidado! Se o seu HD estiver muito lotado, a partir de 80% ou 90% cheio, o procedimento de desfragmentação se torna mais complicado pois é muito pequena a área livre para movimentação. Isso confirma que HDs chegando no limite da capacidade podem fazer o computador travar! Evite encher seu HD até o máximo.

Conclusão

Por fim, lembrar que os novos e famosos SSDs (Solid State Disk) não precisam ser desfragmentados, pois este tipo de memória é um circuito de semicondutores onde você pode ter acesso a qualquer informação em paralelo! Mas o disco magnético tem sua informação escrita em trilhas lineares, por isso o acesso às informações é serial e será otimizado pela desfragmentação.

Se tiver qualquer dúvida ou quiser postar uma frase sobre desfragmentação, entre em contato pelos comentários. Tchau!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *